Bem-vindo ao mundo da programação sem telas!
Este kit foi desenvolvido para introduzir os conceitos fundamentais do pensamento computacional de uma maneira tátil, criativa e divertida. Através de desafios lógicos, a criança aprende a criar sequências de comandos, planejar rotas e resolver problemas, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro, tudo isso longe de computadores e tablets.
Antes de começar, verifique se você possui todos os componentes:
1 Placa Base (Grid): Uma placa em MDF medindo 44x38 cm, com uma grade de 48 quadrados vazados (6x8 quadrados). Este é o mapa do nosso robô.
1 Robô: O seu avatar em MDF (7,4 cm) que irá navegar pelo grid.
1 Notebook de Programação: Uma pequena placa de MDF (6,5x4 cm) onde será o seu ponto de chegada.
1 saquinho em tecido cru para armazenar as peças (setas, notebook e robô).
10 Cartas Desafio: Cartas que propõem um ponto de partida, um objetivo e, por vezes, obstáculos a serem contornados.
48 Quadrados de Comando (Setas): Peças em MDF com setas que representam as ações do robô. A quantidade foi calculada para permitir a resolução de desafios simples e complexos.
Cálculo da Quantidade de Setas: Para garantir que haja peças suficientes para programar rotas por todo o tabuleiro de 48 casas, o kit inclui 48 setas, distribuídas de forma a otimizar a programação:
20x Setas "Avançar": O comando mais utilizado para mover o robô para frente.
12x Setas "Virar à Direita": Para mudar a orientação do robô em 90 graus para a direita.
12x Setas "Virar à Esquerda": Para mudar a orientação do robô em 90 graus para a esquerda.
4x Setas "Para Trás": Um comando especial para recuar um passo, útil em desafios mais avançados.
Com este kit, você aprenderá sobre:
Algoritmo: É uma sequência de instruções passo a passo para realizar uma tarefa. No nosso caso, a sequência de setas que você cria é um algoritmo.
Sequência: A ordem dos comandos é muito importante. Mudar a ordem das setas muda completamente o caminho do robô.
Programação: É o ato de organizar as instruções (as setas) no "notebook" para que o robô complete o desafio.
Depuração (Debugging): Se o robô não chegar ao destino, não tem problema! Depurar é analisar seu programa (sua sequência de setas), encontrar o erro e corrigi-lo.
Prepare o Desafio:
Posicione a Placa Base em uma superfície plana.
Escolha uma das 10 Cartas Desafio. Ela indicará onde posicionar o Robô (ponto de partida) e qual é o seu objetivo (ponto de chegada).
Se a carta indicar obstáculos, você pode usar outros brinquedos pequenos ou peças de MDF para bloquear algumas casas do grid.
Programe a Sequência:
Observe o grid e planeje o caminho mais eficiente do ponto de partida ao ponto de chegada.
Use o "Notebook" de programação para ser o seu ponto de chegada.
Pegue os quadrados de setas e organize-os na ordem correta para guiar o robô.
Execute o Programa:
Agora é hora de testar! Começando no ponto de partida, mova o Robô no grid seguindo, uma a uma, as setas que você organizou no seu "notebook".
Exemplo: Se a primeira seta é "Avançar", mova o robô uma casa para frente. Se a segunda é "Virar à Direita", apenas gire o robô 90° para a direita, sem sair do lugar. Se a terceira é "Avançar" novamente, mova-o uma casa na nova direção.
Verifique e Depure:
O Robô chegou ao destino correto? Parabéns, você completou o desafio!
O Robô bateu em um obstáculo ou foi para o lugar errado? Ótima oportunidade para aprender! Volte para o seu "notebook", analise a sequência de setas e descubra onde está o erro para corrigi-lo.
Este kit é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas de forma estruturada. Crie seus próprios desafios, invente novas regras e, acima de tudo, divirta-se aprendendo!
Além de sermos pioneiros na produção de kits educacionais de Robótica para revenda, nossa empresa ministra aulas de Educação e Tecnologia, Robótica para fins educacionais e também com contextualização bíblica, eletrônica, consciência digital, programação e codificação, e engenharia, conectando-as com outras disciplinas nas áreas de ciências humanas, naturais e sociais - promovendo a interdisciplinaridade.